História

Com mais de 80 anos de idade, representamos os interesses de todos os professores da iniciativa privada, da educação básica, do ensino superior, dos cursos livres, dos preparatórios de ensino complementar ou profissional, inclusive os não seriados, dos cursos de línguas – com dissídios separados – no IBEU, na Cultura Inglesa e na Aliança Francesa.

Nossa base de representação abrange os municípios do Rio de Janeiro, Paracambi, Itaguaí e Seropédica.

Também possuímos um número considerável de associados que pertencem exclusivamente à rede pública – federal, estadual ou municipal.

Funcionamos politicamente por meio de visitações a escolas, faculdades e universidades, através dos nossos diretores das 4 regionais (Regional 1 - Sul, Centro e Tijuca; Regional 2 - Oeste e Base estendida, Regional 3 - Barra da Tijuca, Jacarepaguá, São Conrado e Recreio; e Regional 4 - Madureira, Central, Méier, Leolpoldina e Ilha do Governador) em que nos dividimos e nas comissões de aponsentados (COPAP), Educação Superior, Educação Infantil, Educação Básica, Gênero e Etnia, Saúde e Condições de Trabalho e Movimentos Sociais e Assuntos Sindicais.

Administrativamente, nossa sede está situada no Centro, e temos três subsedes: na Barra da Tijuca, em Campo Grande e em Madureira.

Atuamos junto ao movimento social na defesa dos interesses dos trabalhadores e na luta pela construção de uma sociedade justa, fraterna e igualitária. Para tanto, somos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) e à Federação Estadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Feteerj).

Para saber mais da história do Sindicato, clique aqui.